Técnicas e posições para amamentação

Técnicas e posições para amamentação

O post de hoje, o 4º da série Especial sobre Amamentação, irá contar algumas dicas que podem ajudar mães e pais sobre as técnicas e posições para amamentação. Há várias posições para amamentar, a mãe é quem deve escolher a posição que a deixe mais confortável, ou mesmo variar entre elas. O importante é que, durante a amamentação, o bebê comprima o queixo e a língua em distintos locais da aréola e mamilo, para que ele possa se alimentar adequadamente, evitando desconforto e refluxo.

Posição 1 – Clássica ou tradicional: sente-se e coloque o bebê de frente para você, com a cabeça apoiada no antebraço do mesmo lado do seio que será oferecido. O corpo do bebê deve ser colocado contra o seu abdômen (barriga com barriga). Quanto mais colados estiverem os corpos, mais fácil para o bebê mamar.
Posição 2 – Deitada: deite-se de lado, com um travesseiro sobre a cabeça, e coloque o bebê apoiado no seu braço, de forma que seus corpos fiquem alinhados e ele não fique totalmente reto na cama, o que demanda um esforço extra do bebê para a mamada. Ofereça a ele o peito do lado que está deitada. Essa posição e a sentada inversa são indicadas também para mães que foram submetidas a uma cesariana.
Posição 3 – Inversa: sentada, coloque o bebê debaixo da axila oposta à do seio que será oferecido, com o ventre apoiado sobre as suas costelas. O corpo do bebê está apoiado pelo seu braço materno e a cabeça suspensa pela mão.
Posição 4 – Cavaleiro: coloque o bebê sentado, de frente para você, na posição de cavalinho. Uma das mãos sustenta o pescoço do bebê e a outra segura a mama oferecida. Essa posição é indicada para bebês frágeis, de baixo peso, sonolentos ou que tem dificuldade em manter a pega.

O pai pode não ter leite, mas seu papel durante o processo de amamentação é fundamental. A presença e carinho dele durante esse momento fortalecem o vínculo afetivo entre os três. Ele pode auxiliar a mãe durante a troca de seio ou posição e oferecer água ou suco para a mãe, pois a hidratação é fundamental durante o aleitamento. Além disso, pai e mãe pode fazer companhia um para o outro, evitando que se caia no sono enquanto o bebê mama, o que pode causar algum acidente.

Fonte: http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/album/2012/08/07/aprenda-cinco-posicoes-adequadas-para-amamentar-o-bebe.htm#fotoNav=5