Semana das Mães e Especial sobre Amamentação

Semana das Mães e Especial sobre Amamentação

Em comemoração a Semana das Mães, este ano comemorado em 12 de maio, o Compartilhe Esse Cuidado irá abordar uma série de assuntos voltados a um tema muito importante: o aleitamento materno (Especial sobre Amamentação). De acordo com estudos publicados pela Unicef, o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento (Lancet 2008). Além disso, amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir 22% da mortalidade neonatal (até o 28º dia de vida). No Brasil, do total de mortes de crianças com até 1 ano, 69% ocorrem no período neonatal e 52% na 1ª semana de vida.

Hoje, falaremos um pouco sobre as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a amamentação. De acordo com elas:

  • As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade, ou seja, sem o complemento de qualquer alimento ou bebida;
  • A partir dos 6 meses, todas as crianças devem se alimentar de sopas e papinhas em complemento ao aleitamento materno;
  • As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até os 2 anos de idade.

Essas recomendações foram baseadas em 16 estudos, que indicaram que bebês alimentados apenas com leite materno nos primeiros meses de vida desenvolviam menos infecções e não apresentavam problemas de crescimento.

Em 2011, a OMS divulgou uma pesquisa segundo a qual, em todo o mundo, menos de 40% das crianças menores de seis meses eram alimentadas exclusivamente com leite materno. No Brasil, esse número não era muito diferente: apenas 41% – ambos percentuais muito abaixo do ideal definido pela própria Organização, que deveria variar entre 90% e 100%. Desde então, mais de 170 países vem unindo esforços e desenvolvendo programas de conscientização sobre a importância da amamentação. Um exemplo é a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), comemorada anualmente de 1 a 7 de agosto, com o propósito de promover e apoiar o aleitamento materno.

Fontes:

1) Unicef: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10003.htm

2) Portal da Saúde: http://portal.saude.gov.br/404.html

3) Jornal Zero Hora: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/08/aleitamento-materno-pode-reduzir-mortalidade-de-criancas-menores-de-cinco-anos-3426328.html