Produção de leite no organismo

Produção de leite no organismo

Dando continuidade ao Especial sobre Amamentação, trataremos sobre a produção de leite no organismo da mulher. De acordo com os especialistas, o início da produção de leite varia de mãe para mãe. Em alguns casos, ela ocorre a partir da 20ª semana de gestação; em outros, apenas após o nascimento do bebê. Ambas as situações são normais. No entanto, desde o início da gestação, hormônios como o estrógeno e a progesterona, secretados pela placenta, vão preparando as mamas para o aleitamento: seus vasos sanguíneos se dilatam, elas ficam maiores e mais sensíveis.

Nas primeiras 24 horas após o parto, as mamas secretam um líquido que, dado seu elevado teor de colesterol, tem propriedades laxantes, acelera a maturação do intestino do bebê e é rico em anticorpos e vitamina A, o chamado colostro. Assim que cessa a produção de colostro, as mamas passam a liberar o leite materno.

Quando um bebê começa a mamar, impulsos sensoriais vão do mamilo para o cérebro. Em resposta, a parte anterior da hipófise, localizada na base inferior do cérebro, pruduz um hormônio chamado prolactina e, posteriormente, outro hormônio, a ocitocina. A prolactina chega até mama através do sangue, fazendo com que as células mamárias produzam leite. Conforme o bebê vai sugando, a ocitocina é liberada, provocando contrações nos músculos mamários para que o leite se dirija para as glândulas mamárias, alimentando o bebê.

O leite materno é um dos alimentos mais completos que existem. Sua maior fonte de energia está nas gorduras, especialmente triglicerídeos, enquanto o principal carboidrato é a lactose, fundamental na absorção de cálcio e ferro, por exemplo. Além disso, o leite materno contém altas doses de mineras, como zinco, ferro, cobre e cálcio, e vitaminas A, D, E, K, C e complexo B. Muitas dessas substâncias são provenientes do organismo da mãe, daí a importância de uma alimentação balanceada durante toda a gestação.

Fontes:

1) Mundo Estranho: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-produzido-o-leite-materno

2) A Nutricionista: http://www.anutricionista.com/composicao-do-leite-materno.html