A postura correta na amamentação

A postura correta na amamentação

Conforto é a primeira palavra que deve vir à mente quando o assunto é aleitamento. Por isso, existem algumas regras básicas com relação a postura correta na amamentação. O corpo do recém-nascido precisa ficar alinhado. Ele não deve ficar virado, dobrado para frente ou para trás, causando desconforto. O bebê deve ser acomodado de frente para a mama, com o nariz apontado para o mamilo e o queixo tocando o peito ou quase.

A mãe também precisa estar confortável. Ela deve encontrar uma posição na qual se sinta bem. Escolha um cantinho tranquilo, para criar o clima ideal para este momento. O barulho pode tirar a atenção do bebê, atrapalhar a mamada e deixar a mulher mais cansada.

Também não se esqueça de deixar um copo de água ao alcance da mão para não ter de interromper a mamada. Caso você ainda não tenha passado pela experiência, dar de mamar dá muita sede. Mantenha sempre as costas e os pés apoiados. Se preferir, estenda as pernas em uma banqueta e escolha uma poltrona com braços para se apoiar. Se for o caso, use uma almofada de amamentação.

No paradigma cultural em que vivemos, 99% das crianças são levadas a mamar deitadas, posição que contraria a nossa espécie, pois o ser humano é bípede e se alimenta instintivamente de maneira verticalizada.

Um bebê que amamenta sentado está respeitando a sua natureza e possibilitando um perfeito crescimento físico, emocional e mental, além de estimular todos os seus sentidos e ganhar condições para o seu pleno desenvolvimento.

Fonte: Associação Brasileira de Amamentação.