Posso tomar café?

Posso tomar café?

Muitas mães se perguntam: posso tomar café? Assim que você ingere café, a cafeína entra na sua corrente sanguínea e uma pequena parte acaba indo parar no leite materno. Vale lembrar que o café não é a única bebida que possui cafeína, mas também o refrigerante, o chá e o chocolate.

Como as pesquisas não são conclusivas sobre a quantidade máxima ideal para o consumo de cafeína, o mais seguro é restringir o consumo de cafeína ao máximo de 300 mg (quatro xícaras de café expresso) na fase de amamentação.

Vale destacar que uma pequena dose de cafeína (como num copo de refrigerante, uma xícara de café ou de chá por dia) não vai afetar nem mãe nem bebê. Porém, uma quantidade maior que essa pode deixar você, ele ou vocês dois agitados, irritados ou com dificuldade para dormir.

A sensibilidade de cada pessoa à cafeína varia muito. Você ou seu bebê podem ficar mais agitados com uma pequena dose, ou ser mais resistentes.

Caso você observe que seu bebê está agitado, irritado ou com dificuldade de dormir, experimente passar alguns dias sem tomar bebidas com cafeína para ver se a situação melhora. Se melhorar, vale a pena fazer o sacrifício e cortar a cafeína por algum tempo.

Fonte: BMC Medicine.