Por que os bebês precisam arrotar?

Por que os bebês precisam arrotar?

Como já é de costume, toda mãe, depois de amamentar seu bebê, irá colocá-lo para arrotar. Mas você já parou para pensar por que os bebês precisam arrotar após cada mamada?

Quando o bebê se alimenta, o ar acaba entrando junto com o leite, e isso, muitas vezes, pode fazer com que ele se sinta satisfeito muito rapidamente, sem ter mamado o tanto que precisa. Esse ar que entra junto com o leite se transforma em gases que podem acabar causando desconfortos e dores no bebê. Algumas crianças arrotam após as mamadas, e outras não. Se seu bebê começar a se contorcer, se mostrar irritado ou até mesmo chorar, pode ser que ele esteja com gases.

Crianças que tomam mamadeira tem mais tendências para terem gases do que as que se amamentam do peito. Procure sempre olhar para ver se o leite está ocupando todo o espaço do bico da mamadeira. Caso isso não ocorra, muitas vezes pode ser que o bico não seja adequado. Procure os tipos de bicos que mais se encaixam ao seu bebê.

Existem três formas de colocar o bebê para arrotar:

  • No ombro, apoiando o bumbum do bebê no seu braço, dando tapinhas nas costas dele ou fazendo uma leve massagem;
  • Sentado, no colo, inclinando-o um pouco para frente, deixando os ombros e o queixo dele apoiados em seu braço, dando tapinhas nas costas ou fazendo massagem de leve;
  • No colo, de frente para você, mas sem erguê-lo até o ombro, como no primeiro exemplo.

Se após você tentar as formas acima e você reparar que seu bebê ainda não arrotou, não se preocupe, ele pode não ter precisado arrotar. No entanto, se ele estiver um pouco irritado ou começando a chorar, você vai precisar continuar tentando fazê-lo arrotar até sair.

É muito importante, se você notar que nenhuma das dicas aliviou o desconforto de seu bebê, procurar um especialista, assim ele poderá dar meios para que esses gases saiam, como medicamentos ou até mesmo ensinando a fazer massagem no bebê.

Fonte: Cuidar de Bebê.

Compartilhe