Outubro Rosa: acenda sua consciência

Outubro Rosa: acenda sua consciência

O movimento Outubro Rosa tem início no dia 1º, a partir das 18h, no Congresso Nacional, em Brasília. Sob o slogan “Outubro Rosa: acenda sua consciência”, a campanha mundial pretende alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Nesta noite, o Palácio do Congresso receberá a tradicional iluminação cor de rosa, marca da campanha que começou nos Estados Unidos, em 1990. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

O movimento é organizado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país.

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Fonte: Agência Câmara Notícias.