O contato do bebê com a mãe

O contato do bebê com a mãe

Durante os nove meses de gestação, certamente o momento que toda mãe mais aguarda é aquele em que poderá abraçar o seu bebê pela primeira vez. O contato do bebê com a mãe é um laço fundamental, principalmente no momento da amamentação.

A boa notícia vem dos estudiosos do Cohen Children’s Medical Center, de Nova York, que afirmam que esse contato logo após o parto auxilia a mãe a ter mais sucesso na amamentação.

Segundo os especialistas, o contato da pele da criança com a da mãe é o motivo pela qual as mulheres terão maiores chances de prolongar o aleitamento. O estudo foi divulgado pelo jornal inglês Daily Mail.

Com base nos resultados, os especialistas iniciaram um trabalho de conscientização junto aos médicos para pedir que as mães possam segurar os filhos logo após o nascimento.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram bebês saudáveis e prematuros nascidos em Nova York. Além da idade da mãe, levaram em conta se o parto foi normal ou cesárea, o peso dos bebês e a duração da internação. Dos 150 nascimentos analisados, 53% tiveram contato com a mãe na sala de parto. Deste total, 75% afirmaram que priorizariam a amamentação, no entanto, 28% fizeram isso.
O número é significativo, já que uma em cada quatro mães norte-americanas decide não amamentar os filhos. Além disso, aos quatro meses de idade, 75% dos bebês já não consomem mais o leite materno.

Fonte: Daily Mail.