Hidratação é fundamental

Hidratação é fundamental

Se beber dois litros de água já é uma recomendação para manter a saúde em dia, imagina para as mamães que estão amamentando. A hidratação é fundamental e de enorme importância para que o corpo dê conta de produzir um litro de leite diariamente.

Por esta razão, os médicos recomendam a ingestão de três litros de líquidos por dia. A boa e velha água é sempre a melhor opção, já que representa 87% da composição do alimento materno.

Para variar, vale optar por sucos e outras bebidas, mas é bom tomar cuidado com o que você pretende ingerir. Bebidas que contêm cafeína, como o café, chá-mate e refrigerantes à base de cola, não são contraindicadas durante a amamentação, mas é bom controlar o consumo.  A ingestão de cafeína pode causar insônia no bebê, principalmente se consumida no período entre tarde e noite.

Especialistas alertam sobre alguns mitos que costumam ser atribuídos à crença popular. Infusões, como a de erva-doce, não fazem mal ao bebê, mas também não estimulam a produção de leite, como costumam dizer. O que pode aumentar ou diminuir a quantidade de leite é a freqüência com que o bebê mama ou o estado emocional da mãe.

Fonte: Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação.