Dúvidas

Tire suas dúvidas sobre o Mamare, rachaduras e ressecamento da pele durante a amamentação. Mas não se esqueça: para um diagnóstico mais preciso, consulte seu médico.

A sua dúvida pode ser a mesma de outras mamães.
Podemos publicá-la em nosso site? SimNão

Tatiana Saldanha [ Eurofarma ]

Dúvidas Respondidas

Gostaria de saber quanto tempo em média Mamare é utilizável e se há algum problema se continuarmos usando após este período.

Olá Vanessa,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação.

O tempo ideal de utilização do Mamare é determinado pela sua capacidade de adesão à pele. Com o encharcamento, essa adesividade diminui, o que indica a necessidade de substituição. Em condições normais – onde não haja um fluxo tão abundante de líquido – seu tempo de uso é de três a sete dias.

Não recomendamos o uso quando houver uma diminuição da adesividade e consequente perda de seu poder de absorção.

Mamare

Eu gostaria de saber se um bebê de 3 meses pode tomar 4 vacinas de uma vez na perninha?

Olá Cristiane,


Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre a vacinação do seu bebê, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação.

Tomar várias doses ao mesmo tempo não representa riscos para a saúde e esta é a maneira mais prática e eficaz de proteger o seu filho. As vacinas intramusculares (injeções) que usam o vírus vivo precisam ser dadas no mesmo dia ou, então, somente com o intervalo de um mês. Caso não seja possível aplicá-las no mesmo dia por algum motivo, o período é necessário porque o sistema imunológico, ao ser submetido a um estímulo, fica sobrecarregado durante alguns dias e perde a capacidade de responder a outro em um curto período de tempo.

Mamare

Meu bebê tem 3 meses…e está mamando pouco….antes ele pegava os dois seios, 15 minutos cada, agora mama somente 1 e somente 10 minutos…levei no médico e passaram um exame de sangue e de urina pra verificar a situação…mas já me falaram da crise de 3 meses , na qual o bebê não mama direito e acorda chorando a noite…isso é verdade? O meu bebê pode está passando por esta crise?

Olá Vanessa,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre a “crise dos três meses” , segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação.

A chamada “crise dos três meses” é um mito e a mudança no ritmo das mamadas é perfeitamente normal. O bebê aprende a mamar e começa a se saciar com mais rapidez. Sobre os choros noturnos, o ideal é investigar com auxílio médico e checar os exames para saber se existe alguma alteração.

Mamare

Olá tenho um filho de 9 meses e preciso tirá-lo do peito. Por isso eu gostaria de saber qual é o leite que chega mais próximo ao leite materno?

Olá Cynthia,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre qual leite se assemelha ao leite materno, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação.

O pediatra é o médico indicado para recomendar o melhor leite para o seu filho. Ele levará em consideração a idade do seu bebê, o motivo pelo qual o aleitamento será interrompido, entre outros. Vale lembrar que é fundamental manter a amamentação durante os primeiros seis meses do bebê, assim você garante a saúde do seu filho.

Mamare

Eu gostaria de saber se o leite materno pode ser congelado, pois preciso trabalhar e o meu bebê não aceitou outro tipo de leite.

Olá, Renata

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre o congelamento do leite materno, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação.

Sim, o leite materno pode ser congelado, mas alguns cuidados são necessários. O principal deles é colocar o leite em vidros esterilizados para evitar a contaminação por bactérias.
O ideal é iniciar o descongelamento colocando o vidro na geladeira para que o leite volte ao seu estado líquido lentamente. Para aquecê-lo, dispense o micro-ondas e utilize um recipiente com água quente e faça banho-maria. Importante: depois de descongelado, o leite materno não deve ser congelado novamente.

Mamare

O leite pode secar mesmo amamentando?

Olá, Cintia

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre o leite materno secar mesmo amamentando, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação.

O leite pode secar se as mamas não forem estimuladas. Assim, o ideal é oferecer o peito para o seu filho sempre que ele quiser. O estresse é outro inimigo do leite materno, então mantenha a tranquilidade durante este período.
Você pode ainda realizar uma massagem com movimentos circulares iniciando da auréola para a mama, em seguida realizar a expressão com o polegar e o dedo indicador no término da auréola até que a mama fique flácida. Durante o banho, deixe escorrer água morna nos seios para manter o fluxo do leite ativado.

Mamare

Olá! Gostaria de saber, meu bebê já tem um ano de idade, até quando posso amamentar, minha pediatra diz que é bom até 2 anos. O que você me diz?

Olá Marizabel,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre até quando você pode amamentar o seu bebê, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

O aleitamento é indicado durante o primeiro ano, mas pode ser prolongado conforme a vontade da mãe e do bebê. Vale lembrar que após o sexto mês é fundamental inserir alimentos sólidos na alimentação, já que as necessidades nutricionais passam a ser outras.

Mamare

Quero saber se as vacinas que são aplicadas no bebê aos 2 meses, tem algum tipo de reação como febre ou dor.

Olá Simone,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre reações as vacinas no bebê de 2 meses, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

Todas as vacinas podem causar algum tipo de reação adversa, como febre e dor. As mais comuns são as reações locais, como vermelhidão e um pequeno nódulo no local da injeção. Se os sintomas persistirem, o ideal é consultar um médico, que poderá indicar algum tipo de analgésico ou antitérmico.

Mamare

Tenho um bebê de dois meses e só mama no peito, toda hora ele quer mamar. É correto dar toda vez que ele quiser? Ou tem um horário certo?

Olá Luciane,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre um horário específico para amamentação, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

Sim, é correto que você ofereça a mama sempre que o bebê quiser mamar. O aleitamento materno aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê, além de oferecer todos os nutrientes que o seu filho precisa para crescer com saúde. Para evitar desconfortos, sempre ofereça as duas mamas.

Mamare

Tenho uma bebê de 7 meses que foi amamentada exclusivamente com leite materno até aos 6 meses, atualmente apesar de comer as papinhas, não aceitou outro leite como complemento alimentar, a não ser o materno, já tentei o Nam Comfort1, Aptamil1 e o Mucilon de milho e até agora nada. Há outro que eu possa tentar para ver se ela aceita?? Obrigada!

Olá Maria Ligia,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre alimentar o seu bebê com outro leite como complemento alimentar, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

O pediatra de sua confiança é a pessoa mais indicada para indicar se a sua filha deve ser alimentada com outro leite. Caso não haja um problema de saúde específico, o leite materno é sempre o mais recomendado.

Mamare

Olá, meu bebê tomou as vacinas de 2 meses e está sentindo muitas dores, chorando muito; gostaria de saber o que fazer? Obrigado pela atenção.

Olá Rodrigo,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre o desconforto do seu bebê devido as vacinas, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

Oferecer o peito é uma das formas de aliviar o desconforto causado pelas vacinas. Também é recomendado colocá-lo em uma posição firme, enrolado em uma manta, assim ele se sentirá acolhido. Caso os sintomas persistam, o ideal é consultar o pediatra, que poderá indicar algum tipo de analgésico ou antitérmico.

Mamare

OLÁ!!! MINHA FILHA FEZ UM ANO, NÃO QUER COMER NADA, SÓ MAMA…JA CRESCEU 4 CENTÍMETROS SO NO MÊS PASSADO…E PESA 11. 600KG … aLGUMAS PESSOAS ME DIZEM QUE O LEITE MATERNO JÁ NÃO TEM OS MESMOS NUTRIENTES, E QUE COM O TEMPO ELA PODE NÃO ESTAR SE ALIMENTANDO BEM SE CONTINUAR SÓ MAMANDO…TEM ALGUMA FORMA DE A MÃE FAZER UMA COMPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR PARA QUE ISSO NÃO OCORRA???

Olá Fabíola,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre os nutrientes do leite materno, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

É recomendado alimentar o bebê exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, quando então devem ser introduzidos os primeiros alimentos sólidos. O ideal é insistir na alimentação sólida, como legumes e frutas em forma de papinha. Caso a sua filha não aceite a alimentação, consulte o seu médico para que ele recomende se é necessário algum tipo de suplementação nutricional.

Mamare

Meu bebê está completando hoje 1 mês de vida e amamento, mas até agora não consegui cicatrizar o bico do meu seio, dói muito ao dar de mama e sangra toda vez, está bem machucado e queima muito. O que eu faço?

Olá Marcia,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre as fissuras mamárias durante a amamentação, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

A maioria das rachaduras acontece quando a pega do bebê na mama não está adequada. Você deve procurar seu médico para que ele a examine e avalie como você está amamentando e como o bebê está pegando no seio. Enquanto isso, procure manter as mamas limpas e secas após cada mamada, procure tomar 15 minutos de sol nas mamas antes das 10h da manhã, mantenha a amamentação e marque uma consulta o quanto antes.
O uso de MAMARE também é recomendado para estes casos. Além do promover a recuperação natural das lesões da pele, MAMARE age na cicatrização, ajuda a preveni-las, reduzindo a umidade e oferecendo proteção física aos mamilos. Por esta razão, auxilia no combate dos problemas que podem gerar a dor.

Mamare

Eu tomo injeção de três em três meses (anticoncepcional) porque amamento, fiquei doente e gostaria de saber se o que posso tomar, um xarope por exemplo.

Olá Renata,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre medicação durante a amamentação, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

É recomendado consultar um médico para que seja prescrita uma medicação adequada para os seus sintomas e que não prejudique o seu bebê. É necessário tomar cuidado com as medicações durante o aleitamento, já que muitas substâncias são ingeridas pelos bebês durante esse processo.


Mamare

Olá, estou com muita dificuldade para amamentar meu filho que está com 17 dias. Ele é preguiçoso e dorme após 5 minutos de sucção. Estou utilizando o bico de silicone, pois o meu bico ainda não se formou direito. Gostaria de saber se tem alguma dica para que ele fique mais esperto e não durma para mamar e se há contra indicação para o bico de silicone.

Olá Renata,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre se existe contra indicação para o bico de silicone, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

Além de massagens específicas, você pode usar conchas de plástico que ajudam a formar os mamilos durante a gestação. Para uma melhor orientação sobre essas massagens, você deve conversar com seu obstetra que poderá lhe mostrar exatamente como fazer. As conchas podem ser encontradas em lojas para bebês e gestantes e algumas farmácias.
Os bebês recém-nascidos costumam dormir por mais tempo e eles mudam esse hábito com o tempo.


Mamare

Boa noite gostaria de saber, como faço minha filha tem 1 ano e 8 meses eu trabalho e ela está na creche, mas ela não saiu do aleitamento materno. Tenho medo que isso prejudique ela pois ela não aceita leite de mamadeira nem chupeta, se tem raiva vem e mama, se está com sono mama, se tem qualquer coisa mama e eu tenho leite, ainda mais fica uma situação meio que estressante para mim, por estar longe e para ela que fica sem a mãe o dia e a tarde. Obrigada!

Olá Maria Carolina,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre o desmame do seu bebê, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

O desmame é um processo de transição psicológica para mãe e bebê. Para que a sua filha se acostume com a nova rotina, procure reduzir cada vez mais as mamadas, retirando por último a mamada antes de dormir. Com isso, seu leite vai reduzindo progressivamente e seu bebê vai se acostumando a ficar sem o peito.

Mamare

Acho que minha dúvida deve ser igual a de muitas mães…Meu peito não enche muito de leite, mas sei que sustenta o meu bebe, será que existe alguma chance de meu leite secar….E o que posso fazer para que isso não ocorra?

Olá Daniela,

Obrigada pelo seu contato.
Sobre a sua dúvida sobre a produção do leite durante a amamentação, segue a resposta dos nossos especialistas em amamentação:

A produção do leite está relacionada com a sucção da mama pelo bebê, uma boa ingestão de líquidos, alimentação saudável e equilibrada, descanso e tranquilidade da mamãe. Seguindo estas dicas, o seu leite dificilmente vai secar.

Mamare

Eu gostaria de saber se pra armazenar o leite materno como é feito e se pode misturar o leite quando congelar ou se a cada retirada tenho que coloca em outro recipiente.
Regiane Roberta

Olá Regiane, o leite precisa ser retirado com muito cuidado, em recipiente esterilizado, as mamas limpas e desprezando o primeiro jato de leite.
O leite pode ficar até 24h na geladeira e até 15 dias no freezer doméstico. Pode colocar no mesmo pote o leite de mais de uma ordenha, porém a validade fica sendo 15 dias após a primeira retirada.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Uma mãe que esta amamentando e faz uma cirurgia de penicite: após o termo dos medicamentos, quantos dias pode voltar a amamentar o bebê.
Agnaildo da Silva Lima

Olá Agnaildo, existem medicações que podem ser usadas durante a amamentação e essa não precisa ser interrompida. Para isso, pergunte ao médico se as medicações prescritas são seguras durante a amamentação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Estou na minha segunda gestação, a dor na primeira me impediu de dar continuidade a amamentação, quero muito conseguir uma amamentação sem dor. Quero saber quando começar a usar o Mamare, durante a gestação ou depois?

Olá Rita, não há contraindicação de uso de MAMARE em qualquer período da gestação, porém, sua indicação de uso é para o período de amamentação, iniciando-se já no primeiro dia, mesmo que a mamãe não apresente nenhuma lesão nos seios.
MAMARE, além do promover a recuperação natural das lesões da pele, age na cicatrização, ajuda a preveni-las, reduzindo a umidade e oferecendo proteção física aos mamilos. Por esta razão, auxilia no combate dos problemas que podem gerar a dor.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Posso fazer uma dieta durante amamentação?
Nina Goncalves da Silva

Olá Nina, durante a amamentação é importante que você mantenha uma alimentação saudável e abundante, pois os nutrientes e calorias são essenciais para uma produção adequada de leite. Não é recomendado que mulheres que amamentem façam dietas restritivas, principalmente se o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo. Procure evitar somente alimentos muito ácidos, condimentados e artificiais, como os refrigerantes.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Peito empedrado e rachado. O que fazer?
Reginaldo da Silva

Olá Reginaldo, a mama fica engurgitada, ‘empedrada’, quando existe um acúmulo de leite. Quando a produção é maior do que a necessidade do bebê, então as mamas devem ser ordenhadas para que não fiquem engurgitadas. O engurgitamento das mamas pode facilitar a infecção das mamas, ou mastite, quadro que pode ser grave.
Com relação às rachaduras ou fissuras dos mamilos, a pega do bebê na mama é a maior causa do problema. É importante que o bebê pegue a mama adequadamente, como manter a boca bem aberta, sugar a aréola e não somente o mamilo, etc. O pediatra pode orientar melhor ao vivo como adequar a pega do bebê. Em caso de dúvidas, procure ajuda médica.
MAMARE é uma opção indicada para evitar as lesões no bico dos seios, Yamille. Além de promover a recuperação natural das lesões da pele, MAMARE auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.
Você encontra MAMARE nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. Saiba mais sobre o produto no sitehttp://www.compartilheessecuidado.com.br/index.asp?opc=ondeEncontrar

Dra. Samira El M. T. Haddad

Tenho muito leite, faço doação mais gostaria de saber se tem como diminuir essa quantidade de leite porque irei me mudar e na cidade que irei não tem banco de leite pra fazer doação.
Mayara Talita Caetano Silverio

Olá, Mayara! Você pode continuar fazendo a ordenha para diminuir a produção. Caso você não tenha um banco de leite materno na sua região, alguns hospitais fazem essa coleta.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Meus mamilos estão rachados e a pele está super fina bem molinha. O que faço?
Daiane

Olá, Daiane! O ideal é sempre buscar auxílio do seu médico, já que a pega do bebê pode estar errada – esse é um dos motivos para rachaduras e fissuras. Limpe a área com água morna e experimente expor os seios ao sol da manhã, por 15 minutos. A medida auxiliará na cicatrização.
MAMARE também uma boa opção. Além de promover a recuperação natural das lesões da pele, MAMARE age na cicatrização, ajuda a preveni-las, reduzindo a umidade e oferecendo proteção física aos mamilos. Por esta razão, auxilia no combate dos problemas que podem gerar a dor.
Não há contraindicação de uso de MAMARE em qualquer período da gestação, porém, sua indicação de uso é para o período de amamentação, iniciando-se já no primeiro dia, mesmo que a mamãe não apresente nenhuma lesão nos seios.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Gostaria de saber por quanto tempo este produto aguenta. Quanto tempo em média ele dura?Onde consigo ama amostra deste produto? Obrigada.
Juliana Inhan

Prezada Senhora Juliana, MAMARE é um disco em gel com alta capacidade de absorção do leite materno. A utilização do disco varia de mulher para mulher, conforme os níveis de lactação de cada pessoa. O disco pode ser utilizado durante 3 a 7 dias depois de sua primeira aplicação antes de perder sua capacidade de absorção e adesão ao peito. Infelizmente não temos amostras disponíveis para envio, mas o produto pode ser encontrado em quaisquer redes parceiras em todo o Brasil. Caso queira saber mais sobre o produto, ou onde encontra-lo, a senhora pode também acessar o site www.compartilheessecuidado.com.br. Agradecemos seu contato e esperamos tê-la ajudado.

Dra. Samira El M. T. Haddad

O leite do meu seio empedrou. O que fazer?
Roseli Aparecida Pinheiro

Olá, Roseli! Uma das razões para o empedramento é a produção excessiva de leite no início da amamentação. O ideal oferecer a mama sempre que o bebê tiver vontade, assim estimula a produção e a liberação do leite. Faça massagens circulares na mama durante o banho, deixando a água morna cair. O procedimento também aliviará o incomodo.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Gostaria de saber se é necessário utilizar durante a gravidez, ou se somente na amamentação, e se logo nos primeiros dias de amamentação?
Teresinha Bezerra

Olá, não há contra-indicação de uso de MAMARE em qualquer período da gestação, porém, sua indicação de uso é para o período de amamentação, iniciando-se já no primeiro dia, mesmo que a mamãe não apresente nenhuma lesão nos seios.

MAMARE, além do promover a recuperação natural das lesões da pele, agindo na cicatrização, ajuda a preveni-las, reduzindo a umidade e oferecendo proteção física aos mamilos.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Minha filha está com 1 ano e 2 meses e ela mama ainda, estou com um peito menor que o outro, pois assim que ela nasceu eu estava nos dois mais depois fui dando apenas em um e agora estou desesperada pois já estou dando nos dois novamente mais não volta ao tamanho certo. O que devo fazer?
Jéssica Estevam

Olá Jéssica, geralmente, a mama que é mais oferecida ao bebê acaba produzindo mais leite porque é mais estimulada e por isso acaba ficando maior. Para evitar e corrigir isso, procure alternar as mamas igualmente, para que elas recebam igual estímulo e voltem ao tamanho normal.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Vim aqui para relatar o uso do “Mamare”, eu particularmente adorei, achei que aliviou demais, pois meus seios, no começo, racharam muito, e com “Mamare”, senti muito alivio. Como tenho muito leite, o “Mamare” durava muito pouco, mas fora isso é excelente!!!! Quem me indicou foi o próprio ginecologista, tentei outras pomadas também, mas nenhum com tenta eficácia quanto o “Mamare”. Quem desenvolveu, esta de parabéns, pois com esse alivio, as mamadas puderam ser mais prazerosas. Obrigada!
Ludimila

Olá Ludimila, nós ficamos felizes com o seu depoimento e esperamos que MAMARE continue lhe auxiliando no período de amamentação.
MAMARE, além do promover a recuperação natural das lesões da pele, age na cicatrização, ajuda a preveni-las, reduzindo a umidade e oferecendo proteção física aos mamilos. Por esta razão, auxilia no combate dos problemas que podem gerar a dor.

Vi a propaganda do Mamare na revista Paes e Filhos e achei muito interessante, Gostaria de saber como faço para receber uma amostra do produto, já que é bem diferente dos absorvente que existem no mercado.
Priscila

Olá Priscila, não trabalhamos com a distribuição de amostras de MAMARE, mas você pode encontrar o produto nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. MAMARE ainda está à venda no site www.netfarma.com.br. No link a seguir, você encontrará uma seleção de pontos de venda e poderá encontrar o mais próximo à sua região. Confira:http://www.compartilheessecuidado.com.br/index.asp?opc=ondeEncontrar

Dra. Samira El M. T. Haddad

Meu bebê está com 11 meses e mama no peito somente a noite e de manhã, quero pintar e fazer uma progressiva no meu cabelo, eu posso?
Camilla Fernandes

Olá Camilla, existem tinturas e produtos para progressiva que são seguros durante a amamentação, especialmente aqueles livres de amônia, formol e metais pesados. Para ficar mais segura, consulte seu obstetra e um cabeleireiro profissional capacitado.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Estou grávida de 5 meses e está é minha segunda gestação, minha filha tem 12 anos e não consegui amamentar ela por eu ter o bico do seio plano que se forma um pequeno bico se estimulado. Nessa nova gestação quero muito amamentar meu filho e gostaria de saber o que eu posso estar fazendo para formar o bico.
Janaina Barbosa

Olá Janaína, além de massagens específicas, você pode usar conchas de plástico que ajudam a formar os mamilos durante a gestação. Para uma melhor orientação sobre essas massagens, você deve conversar com seu obstetra que poderá lhe mostrar exatamente como fazer. As conchas podem ser encontradas em lojas para bebês e gestantes e algumas farmácias.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Olá, primeiro parabéns pelo trabalho. Minha dúvida é em relação a alimentação durante a gravidez interfere na produção de leite? Estou com anemia bem acentuada isso prejudica a produção de leite? O que posso fazer desde já para me preparar para ater leite? Pois já tive uma gravidez que foi um fracasso não consegui amamentar não tive leite.
Fernanda Monteiro

Olá Fernanda. O maior estímulo para a produção de leite é a própria sucção do bebê após o nascimento e a liberação de hormônios próprios do período pós parto. Desta forma, durante a gestação você deve apenas se preocupar em cuidar da sua saúde, seguindo as recomendações do seu médico. Você pode já preparar as mamas e o mamilo para a amamentação, com banhos de sol e massagens. Depois que o bebê nascer, se tiver problemas na produção de leite, consulte seu médico porque existem medicações específicas que podem ajudar.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Meu filho tem 1 ano e 3 meses, toma mamadeira, almoça enfim faz todas refeições, porém não larga o peito, mama a noite toda, tenho que trabalhar ele chora muito, gostaria de um auxílio para que ele deixe o peito.
Ana Carla Carias de Melo

Olá Ana. O processo de desmame pode ser difícil para algumas famílias, principalmente porque a amamentação no peito não é apenas uma fonte de nutrição, mas também uma forma de carinho e vínculo entre mãe e bebê. Não existe uma data limite para o desmame. O ideal é que ela aconteça quando mãe e bebê se sentem preparados para interrompê-la. Se esta é a sua vontade agora, procure estabelecer horários em que irá continuar oferecendo o peito e vá reduzindo essa frequência gradualmente. Quando o bebê solicitar fora do horário, explique que não é a hora e que logo será o momento do peito novamente. Procure ficar firme na decisão apesar do choro. O pai pode ser um grande aliado neste momento, retirando o bebê de perto da mãe nessas horas e oferecendo outro alimento. Assim, o processo de desmame é compartilhado por toda a família e são divididas as responsabilidades. Em caso de dúvidas, converse como pediatra.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Em primeiro lugar, o meu bebe não mamou direito desde que nasceu, a pega era totalmente errada, então ele perdeu muito peso, por isso o pediatra de complemento nan. Fui em vários lugares para aprender a pega ele as vezes pega as vezes não. Tem vezes que quando esta com fome, pega o peito dois minutos começa a reclamar, se contorce todo e puxa o bico, chora. Logo pega a chuquinha e mama o nan. Ele já esta com 2 meses, será que vai regularizar e pegar o peito com calma, ou já esta querendo deixar para a mamadeira? Como devo agir… fico frustrada, pois queria amamentá-lo só no peito, mais agora já não da mais. ele toma 120ml de nan cada mamada, mesmo com o peito…o que devo fazer para continuar no peito?
Patricia Garcez Soares

Olá Patrícia. Os bebês logo percebem que é mais fácil mamar no bico da mamadeira do que no peito. No peito, eles fazem um esforço maior para sugar, o que é natural e benéfico também para o desenvolvimento da cavidade oral, entre outras coisas. Se o bebê se acostuma com o bico, a tendência é que ele sempre chore e não queira mais o peito.
Quando há necessidade de complementar a amamentação com leite artificial, uma das formas de fazer isso pode ser usar um copinho ao invés da mamadeira. Os bebês também aprendem a tomar o leite no copinho. Você deve consultar seu pediatra para que ele lhe oriente sobre as técnicas para oferecer o leite no copinho e, com isso, pode ser que seu bebê volte a pegar o peito sem chorar.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Olá, minha nenê tem 2 meses e estou amamentando e quando ela mama ela dá umas 5 chupadas e começa a chorar e tenho que dar o bico para acalmar e daí ela dorme, mas o intervalo foi de 3 horas o que será que pode ser?
Graziele Gattermann

Olá Graziele. Os bebês logo percebem que é mais fácil mamar no bico da mamadeira do que no peito. No peito, eles fazem um esforço maior para sugar, o que é natural e benéfico também para o desenvolvimento da cavidade oral, entre outras coisas. Se o bebê se acostuma com o bico, a tendência é que ele sempre chore e não queira mais o peito. Se quiser continuar amamentando no peito, é preciso que tenha paciência e continue oferecendo a mama, sem desistir. Aos poucos o bebê tende a se acostumar novamente com o peito.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Minha filha esta com 4 mês, e ate hoje minha menstruação não desceu porque? Estou preocupada.
Leiliane

É natural que a menstruação não apareça durante o período de amamentação exclusiva no peito. Se esse for o seu caso, não se preocupe. No entanto, quando o bebê já começa a ter algumas refeições que não seja o peito, a menstruação tende a voltar depois de um período que varia de mulher para mulher. Porém, neste último caso, mesmo sem menstruação, já existe risco de engravidar novamente. Em caso de dúvidas, procure seu ginecologista para maiores orientações.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Dr.ª Estou sofrendo demais ao amamentar meu bebê e recentemente meu bico começou a rachar… Não sei o que faço para melhorar, pode me ajudar? Estou revezando entre a mamadeira e o peito.
Joyce Carvalho

Olá Joyce. O maior problema durante a amamentação são os erros na pega do bebê, que vão desde o mau posicionamento do corpo até problemas na posição da boca e da língua do bebê na mama. Essas alterações podem levar às rachaduras e ao desconforto. O ideal é que procure um médico para que ele avalie a pega e a oriente quanto ao melhor posicionamento. Com relação às rachaduras, procure manter as mamas limpas, secas e hidratadas após cada mamada, tomar sol por 15 minutos antes das 10 horas da manhã e não interromper a amamentação.

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Joyce. O produto além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxiliando na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras reduzindo a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Posso amamentar estando grávida de 7 meses? Faz mal e prejudica a criança que estou esperando e o meu bebê dede 1 ano e 5 meses ?
Edilene Bastos Calado

A amamentação estimula a liberação de um hormônio chamado ocitocina, que é o mesmo hormônio que pode causar contrações no útero. Com isso, estimular as mamas durante a gestação pode aumentar o risco de ter contrações e cólicas. Consulte seu obstetra para que ele a avalie e oriente quando a interrupção da amamentação durante a gestação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Estou amamentando a 8 dias mas o meu peito esta doendo e sangrando muito. O que devo fazer?
Débora Nascimento

Olá Débora. A maioria das rachaduras acontece quando a pega do bebê na mama não está adequada. Você deve procurar seu médico para que ele a examine e avalie como você está amamentando e como o bebê está pegando no seio. Enquanto isso, procure manter as mamas limpas e secas após cada mamada, procure tomar 15 minutos de sol nas mamas antes das 10h da manhã, mantenha a amamentação e marque uma consulta o quanto antes.

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Débora. O produto além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxiliando na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras reduzindo a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Minha filha não fica satisfeita mamando apenas no peito, mesmo ficando por mais de 30 min. às vezes. Por isso sempre preciso dar fórmula pra ela, com a fórmula ela dorme logo e se satisfaz, é notável. Talvez tenha pouco leite, tem algo que eu possa fazer para aumentar a produção?
Cassiane Brito

Olá Cassiane. Para saber se sua produção de leite está adequada é necessário um exame clínico das suas mamas e, também, acompanhar a curva de crescimento de sua filha. As fórmulas devem ser oferecias apenas após indicação de um médico pediatra. Como as fórmulas possuem um leite mais ?pesado? é comum que os bebês pareçam mais satisfeitos e durmam mais após ingeri-los. Mas isso não quer dizer que seu leite seja fraco ou insuficiente. A melhor forma de estimular a produção de leite é colocar o bebê para mamar, mas também existem algumas medicações que podem ajudar. Para isso, consulte seu obstetra.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Estou com 20 dias de parida e tenho dúvidas em que eu posso comer, você pode me informar quais alimentos posso comer.
Evelyn Trindade

Olá Evelyn. A mãe no pós-parto deve manter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos, industrializados e condimentados. Também, deve evitar alimentos que produzam gases, que já podem estar aumentados após uma cirurgia e podem produzir bastante desconforto. A ingestão de líquidos (água e sucos) também é recomendada para a produção de leite e recuperação da perda sanguínea da cirurgia.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Eu queria saber se é normal , um peito da mas leite que o outro e assim um fica maior que o outro, tendo que o bebe amamenta ele continua do mesmo tamanho um maior que o outro, como faço para corrigir isso
Tais Cristina Temoteo

Olá Tais. É comum que as mamas não sejam totalmente simétricas. Se elas já eram de tamanhos diferentes antes de você engravidar, é comum que a mama maior produza mais leite e cresça ainda mais, já que possui mais glândulas. Porém, se elas eram simétricas antes e agora estão irregulares, pode ser que a mama maior seja aquela que você oferece mais para o bebê mamar. Quanto mais ele mamar, mais leite ela irá produzir e maior vai ficar. Tente alternar a mama que oferece ao bebê e, caso o problema persista, procure seu obstetra para um exame detalhado das mamas.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Sou pai e me preocupo muito, quero saber se o seio quando fica ferido e chega a sair sangue se faz mal o bebe ingerir?
Denilson Vasconcelos

Olá Denilson. A quantidade de sangue que sai de uma fissura mamária geralmente é pequena e não causa nenhum mal para o bebê. Especial atenção deve ser dada caso a mãe possua alguma doença de transmissão sanguínea e nesses casos um médico precisa ser consultado.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Minha filha de 06 meses começou a comer papinhas e a quantidade de mamadas diminuiu. Estou com caroços no seio que não desfazem, mesmo esvaziando o seio. Está bastante dolorido. O que posso fazer? Devo colocar compressa quente? Preciso de ajuda. Só consegui marcar médico para daqui 10 dias.
Tatiana Prestes

Olá Tatiana. Os nódulos por acúmulo de leite geralmente se desfazem com a ordenha ou com o esvaziamento das mamas após as mamadas. Se mesmo após as mamas ficarem flácidas com o esvaziamento você ainda sentire nódulos, é preciso que seja examinada para definir melhor que tipo de ?caroços? são esses. Enquanto não vai à consulta, procure usar compressas frias e um sutiã mais apertado para que o leite reduza mais facilmente e diminua seu desconforto.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Oque fazer quando o meu bebê faz muitas espuminhas na boca
Alessandra Gomes

Olá Alessandra, se o seu bebê está fazendo espuma durante a amamentação, provavelmente a pega não está correta e ele pode estar engolindo um pouco de ar durante a sucção. O ideal é que o leve ao pediatra e mostre como está amamentando, para que ele corrija eventuais problemas de postura durante a amamentação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Tem vários tipos de conchas, mas qual e a exata pra fazer bico nos seios?
Walessa Santos

Olá Walessa, é preciso examinar as mamas para avaliar o tipo de mamilo (protrusos, planos ou invertidos) e indicar o melhor produto para o seu caso. Aconselho que visite seu obstetra para uma orientação personalizada. O preparo dos mamilos para a amamentação deve começar já durante a gestação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Quando esta amamentando pode fazer progressiva, passar química nos cabelos, isso passa no leite?
Stephania

Olá Stephania, as colorações que contenham metais pesados, hennas, progressivas e alisamentos de maneira geral estão contraindicados durante a gestação e amamentação, pois seus componentes podem ser absorvidos pela pele e transmitidos ao leite ou ao feto. Porém, existem algumas alternativas seguras para a coloração durante esse período. O ideal é que converse com seu obstetra para que ele lhe indique o melhor produto.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Eu amamentei 3 anos e 2 meses e faz uma semana e 2 dias que parei se dar mama, mais ainda eu tenho leite e chega encher muito; o que posso fazer para secar?
Cristiane de Paulo Schmidt

Olá Cristiane. Existem algumas medicações que podem ser usadas para cessar a produção de leite. Além disso, usar sutiã mais apertado, não estimular as mamas e fazer compressas frias podem ajudar. É importante que procure seu ginecologista para uma melhor avaliação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Eu estou grávida de seis meses e tenho um filho de 1 ano e 4 meses não consigo tirá-lo do peito, dói muito quando ele mama isso prejudica o bebê e o feto?
Edilene Mesquita

Olá Edilene. A amamentação estimula a liberação de um hormônio chamado ocitocina, que é o mesmo hormônio que pode causar contrações no útero. Com isso, estimular as mamas durante a gestação pode aumentar o risco de ter contrações e cólicas. Consulte seu obstetra para que ele a avalie e oriente quando a interrupção da amamentação durante a gestação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Faz 3 anos que parei de amamentar,mesmo assim meu leite não secou.tomei bromocriptina e anticocepcional e não resolveu o que tenho que fazer?
Marta

Olá Marta. Existem outras medicações que podem ser utilizadas para cessar a produção de leite. Além disso, usar sutiã mais apertado e não estimular as mamas são medidas que podem ajudar. É importante que consulte seu ginecologista para uma avaliação mais precisa.

Dra. Samira El M. T. Haddad

A mãe que está e estado febril pode amamentar normalmente?
Kathlen das Graças Guimaraes

Olá Kathlen. Geralmente, os estados febris não contraindicam a amamentação. Porém, é importante que passe por um obstetra para que seja diagnosticada a causa da febre e melhor orientação.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Quais as alimentações recomendadas para uma mãe pos parto cesário?
Crystopher

Olá Crystopher. A mãe no pós parto deve manter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos, industrializados e condimentados. Também, deve evitar alimentos que produzam gases, que já podem estar aumentados após uma cirurgia e podem produzir bastante desconforto. A ingestão de líquidos (água e sucos) também é recomendada para a produção de leite e recuperação da perda sanguínea da cirurgia.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Tenho uma bebe de 9 dias e estou com duvidas quanto o tempo das mamadas,acho que minha menina esta mamando pouco,ela fica, as vezes cerca de 10 a 15 minutos mamando e logo dorme, outras vezes ela até fica mias tempo porém tenho que ficar acordando ela o tempo todo,isso é normal?
Daniela de Mello

Olá Daniela. Os bebês muito novinhos tendem a dormir bastante e mamar já pode ser um grande esforço para eles. Por isso, é comum que mamem pequenas quantidades, mais vezes ao dia. Aos poucos, eles vão ficando mais alertas e mamam por mais tempo. Não se preocupe e ofereça o peito sempre que o bebê solicitar. O mais importante é que visite seu pediatra com frequência e acompanhe o ganho de peso do bebê.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Tenho um bebê de 1 mês e 11 dias ,uma mama minha e maior que a outra o que eu faço para duas ficarem igual sendo que a maior tem muito leite obrigada aguardo resposta.
Monica Gomes

Olá Monica. É comum que as mamas não sejam totalmente simétricas. Se elas já eram de tamanhos diferentes antes de você engravidar, é comum que a mama maior produza mais leite e cresça ainda mais, já que possui mais glândulas. Porém, se elas eram simétricas antes e agora estão irregulares, pode ser que a mama maior seja aquela que você oferece mais para o bebê mamar. Quanto mais ele mamar, mais leite ela irá produzir e maior vai ficar. Tente alternar a mama que oferece ao bebê e, caso o problema persista, procure seu obstetra para um exame detalhado das mamas.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Tenho um bebê de 13 dias e até hoje não consegui amamentar ele com conforto, pois as minhas duas mamas estão muito feridas. O que eu posso fazer além de tomar banho de sol e usar a concha de amamentação, quero muito amamentar ele.
Adriana Aparecida Lopes da Silva

Olá Adriana,
É importante que você visite o seu obstetra ou o pediatra para que eles avaliem como o bebê está pegando no seio. Um bom posicionamento do bebê e uma boa pega são os pontos principais para que a amamentação seja eficiente e para evitar que aconteçam feridas nos seios. ? Dra. Samira El M. T. Haddad

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Adriana. O produto, além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Olá, a pomada pode ser usada na gravidez, para preparar o seio? Estou com 6 meses.
Ana

Olá Ana, MAMARE é um protetor em gel em forma de disco que além de promover a cicatrização natural das lesões da pele dos seios, ajuda a preveni-las, absorvendo o excesso de leite e umidade e oferecendo proteção física aos mamilos.

Não há contraindicação de uso de MAMARE em qualquer período da gestação, porém, sua indicação de uso é para o período de amamentação, iniciando-se já no primeiro dia, mesmo que a mamãe não apresente nenhuma lesão nos seios.

Saiba mais sobre o produto no site www.compartilheessecuidado.com.br

Minha esposa esta com problemas na amamentação, pois agora, apresenta um ferimento (me parece que o medico falou que é Candidiase), mas ela me alertou que não deveria usar o MAMARE (eu já havia comprado), pois ele NAO SERVIRIA, neste momento devo deixar os seios (mamilos), em ar fresco, e sol, para evitar que proliferem bacterias e fungos, pode me dizer se o MAMARE é recomendável nesta fase ou não, se pelo que me falaram, ele pode ser utilizado para tratar feridas nos mamilos.
Luis Augusto

O ideal é sempre seguir a orientação médica, Luis. Em caso de candidíase diagnosticada, MAMARE não é indicado, realmente. Após o tratamento, no entanto, sua esposa deve utilizar MAMARE, pois é uma excelente opção para evitar novas lesões no bico dos seios.

Dra. DENISE COIMBRA

Estou com um seio maior que o outro. O que devo fazer pra que eles fiquem iguais?
Camila

Oferecer o peito com maior volume para o bebê. Caso ele rejeite no início, insistir é a melhor solução. Ao normalizar o tamanho, o ideal é que a mãe ofereça as duas mamas para o bebê, sempre intercalando na hora da mamada. Se o problema persistir, consulte o seu ginecologista para que ele indique novos métodos.

Dra. DENISE COIMBRA

Eu gostaria de saber o seguinte: estou amamentando e minha filha esta com 7 meses.com seis meses,aos poucos fui oferecendo comida pra ela.ela agora diminuiu as mamadas.mais bem pouco.e aconteceu que os meus peitos estão muito doloridos e o direito está cheio de carocinhos.. o que isso pode ser?estou muito preocupada e com muita dor.
Janaina Selinger Cogorni

Quando a produção do leite é maior do que o necessário (ou quando as mamadas diminuem) é comum que haja o empedramento. Essa sobra acaba endurecendo e criando nódulos, dificultando a amamentação do bebê e causando desconforto à mamãe. O ideal é oferecer o peito ao bebê sempre que ele/ela estiver com fome. A estimulação constante fará com que o leite circule e evitará a formação de nódulos.

Dra. DENISE COIMBRA

Vou ser mãe de gemeos quero muito amamentar mas não tenho bico nenhum nas mamas, como fazer estou muito preocupada. Estou com 2 meses e meio.
Flavia Barbara Xavier

Olá Flávia. Existem alguns exercícios e moldes que podem ser utilizados desde a gestação para auxiliar a protrusão dos mamilos. Para isso, você precisa conversar com seu obstetra para que ele avalie suas mamas e indique as melhores opções de tratamento.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Meu bebê dorme muito e não se alimenta de 3 em 3 horas como se deve e meus seios estão cheios e doloridos, como posso fazer para alimentar minha filha sem dores, sem prejudicar meu bebê.
Bartira

Olá Bartira. Atualmente, não há uma recomendação do tempo exato entre as mamadas. A amamentação por livre demanda é aquela na qual o bebê se alimenta sempre que tiver vontade. Geralmente esse tempo é de 2 a 4 horas, mas alguns bebês podem dormir mais tempo, principalmente durante a noite. Nestes casos, informe seu pediatra sobre os intervalos da sua filha e, geralmente, se ela estiver ganhando peso adequadamente, não há com o que se preocupar. Com relação às mamas, quando elas ficarem cheias e dolorosas você pode fazer pequenas ordenhas para que elas fiquem mais flácidas e confortáveis. Seu médico pode orientar a melhor forma de ordenhar suas mamas.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Rachadura no seio estou amamentando gêmeos e sentindo que arde muito.
Tais Helena Silveira

Olá Tais. A maioria das rachaduras acontece quando a pega não está adequada, mas também pode haver alguma outra alteração. Você deve procurar seu médico para que ele a examine e possa avaliar como você está amamentando e como os bebês estão pegando no seio. Enquanto isso, mantenha as mamas limpas e secas após cada mamada e procure tomar 15 minutos de sol nas mamas antes das 10h. ? Dra. Samira El M. T. Haddad

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Tais. O produto além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Eu queria saber qual remédio que eu posso tomar para a prisão de ventre por que eu estou amamentando.
Tatiana Rangel Tavares

Olá Tatiana. Você não deve tomar nenhum remédio sem a orientação de seu médico. Mas pode beber bastante líquido e comer mais fibras para auxiliar seu intestino, como verduras, grãos e frutas.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Minha filha vai ter um novo bebê e o local onde ela mora é tão pequeno que não dá para colocar uma poltrona de amamentação. Como seria a melhor forma de amamentar na cama?
Maria Cristina Bandeira Viseu

Olá Maria Cristina. A poltrona de amamentação não é essencial para que a amamentação seja realizada. O mais importante é que exista um local onde a mãe possa ficar confortável, com as costas completamente apoiadas, os braços e pernas apoiados, de forma que não haja nenhum ponto de tensão e esforço. A mãe deve estar relaxada e aconchegada para acomodar o bebê nos seus braços. Isso pode ser conseguido na cama ou no sofá, com o auxílio de travesseiros, almofadas e apoios para as pernas e pés.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Ganhei bebe a dois meses.estou com um nodulo na axila desde a gravides. esse carroço é dolorido .estou esperando vaga pra ver o que isso. queria saber se posso continuar amamentando antes do diagnostico? desde ja eu agradeço e aguardo resposta…obrigada
Leslie

Olá Leslie. Você pode continuar amamentando, mas é importante que passe por uma avaliação médica o quanto antes.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Por quanto tempo é possível usar Mamare?

O tempo ideal de utilização de MAMARE é determinado pela sua capacidade de adesão à pele. Com o encharcamento, esta adesividade diminui, o que indica a necessidade de substituição. Este período poderá ser superior ou inferior a sete dias. Para uma maior duração é importante observar os procedimentos de uso, limpeza e armazenagem do produto descritos em bula.

Bom dia Meu filho tem 3 meses, 5,700kg e 64 cm, mais todos da família do meu marido estão achando ele muito magro, e estou achando que a culpa seria minha,eles falam que eu não como direito,eu como feijão todos os dias,como muita canjica,suco de caju e de outras frutas e bebo muita agua,Tem outros allimentos que fortalece mais o leite.
Fabilene S. dos Reis de Castro

Olá Fabilene. Para saber se seu filho está dentro do peso e estatura adequados, você precisa ter um acompanhamento de rotina com o pediatra. Nas consultas, o pediatra irá verificar o crescimento do seu filho através de uma curva de crescimento e poderá diagnosticar qualquer alteração. Com relação à amamentação, você precisa apenas manter uma alimentação equilibrada, comer a cada 3 horas e ingerir bastante líquidos. É comum as mães se culparem por tudo o que diz respeito aos seus filhos. Mas a melhor forma de responder as suas dúvidas é buscar uma orientação médica.

Dra. Samira El M. T. Haddad

Estou amamentando já faz 3 meses e estou com rachaduras nos calcanhares faço hidratação mas ainda persiste o que fazer? O que fazer para evitar e eliminar estrias nos seios com a amamentação não posso passar qualquer creme qual seria o correto para não contaminar o mamilo na hora da amamentação? Durante os nove meses de gestação passei creme contra estrias, mas logo apos a cesariana tive estrias próximo ao corte, como eliminá-las? Existe uma dieta alimentar para ajudar a perder a barriguinha que ficou pós-parto?
Lilian Braga

Durante a gravidez, o sobrepeso pode ocasionar as rachaduras nos pés. O ideal é abusar dos hidratantes específicos para a região e fique atenta à escolha dos sapatos, que devem ser confortáveis.
As estrias são ocasionadas pelo estiramento da pele na região e podem ser amenizadas com o tratamento de um dermatologista.
O seu médico poderá indicar a dieta mais adequada ao seu caso, mas fique atenta para não fazer mudanças drásticas na sua alimentação para não prejudicar a saúde do bebê. A prática de atividades físicas é a mais recomendada.

Dra. DENISE COIMBRA

Quais os alimentos q a mãe pode comer amamentando o bebe?
Katia Andresa Nascimento

A alimentação durante o período da amamentação não pede mudanças. Vale ressaltar que consumir produtos saudáveis, com altos índices de vitaminas e sais minerais, é importante para a saúde da mãe e do bebê. A ingestão de líquidos também deve ser acompanhada e vale a recomendação de dois litros diários de água.

Dra. DENISE COIMBRA

O que devo fazer quando os mamilos racharem e o bebe ao sugar sangrar os seios devo parar de amamentar tem algum remédio que poderá ser usado para aliviar as dores
Yamille Coelho

Você não precisa parar de amamentar, a menos que esteja causando um desconforto muito grande. O ideal é buscar alternativas para tratar o ferimento.

MAMARE é uma opção indicada para evitar as lesões no bico dos seios,Yamille. Além de promover a recuperação natural das lesões da pele, MAMARE auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Você encontra MAMARE nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. Saiba mais sobre o produto no site www.compartilheessecuidado.com.br

Dra. DENISE COIMBRA

Quem está amamentando pode tomar a semente do chia?
Jocione

Por conter uma grande quantidade de Ômega 3, a semente de chia auxilia no controle da hipertensão (que pode ser agravado na gravidez). Por se tratar de um produto natural, não existe contra-indicação, mas vale usar o bom senso durante o consumo.

Dra. DENISE COIMBRA

Estou com uma das mamas vermelha e doendo e estou com medo de cancer de mama mais estou amamentado a 1 ano e 1 mês.
Ana Claudia Alves dos Santos

A aparência avermelhada das mamas, acompanhada de dor, pode indicar uma infecção. O ideal é consultar o seu médico para a realização de alguns exames e a consolidação de um diagnóstico mais preciso.

Dra. DENISE COIMBRA

Estou no inicio da minha segunda gravidez, mas já estou pensando como evitar as dores na hora de amamentar, pois sofri muito com meu primeiro bebê, gostaria tbm de saber se a dor do primeiro é igual a do segundo, ou algumas dicas por favor ficarei muito grata.
Rafaela Rodrigues

Como você já teve uma gravidez, certamente a segunda gestação será mais tranquila, já que muitas práticas você já adquiriu.
Oferecer os dois seios para o bebê, por exemplo, é uma dica que você pode adotar desde o início da amamentação. Você pode acompanhar mais dicas no site www.compartilheessecuidado.com.br.

Dra. DENISE COIMBRA

Se o bico dos meus seios estão feridos e o bebe ta mamando e acaba sangrando o seio faz mal para ele?
Maiara Silva

Como este sangramento é mínimo, ele não é prejudicial ao bebê. Porém, causa desconforto para a mãe, já que deixará a mama dolorida e pode chegar a um quadro de infecção.

O ideal é buscar uma solução para evitar o ferimento. Além do promover a recuperação natural das lesões da pele,MAMARE age na cicatrização, ajuda a preveni-las, reduzindo a umidade e oferecendo proteção física aos mamilos. Por esta razão, auxilia no combate dos problemas que podem gerar a dor.

Não há contraindicação de uso de MAMARE em qualquer período da gestação, porém, sua indicação de uso é para o período de amamentação, iniciando-se já no primeiro dia, mesmo que a mamãe não apresente nenhuma lesão nos seios.

Dra. DENISE COIMBRA

Pode ficar três a quatro dias sem amamentar? Se ficar sem amamentar o leite estraga?
Sirlene Ferreira

O leite não estraga por você ficar alguns dias sem amamentar. O que pode acontecer é a mama ficar pesada pelo excesso produzido, que pode ser resolvido com massagens durante o banho e o desprezo desse leite.

Dra. DENISE COIMBRA

Doutora meu filho tem somente 3 dias de vida ,ele tem cólica e quando mama fica tão nervoso que não consegue mamar, mas eu acho que eu tenho pouco leite como posso saber se isso e o problema se quase não sai leite não era para sair bastante, automaticamente quando ele mamasse,como posso saber se tenho pouco leite ou não, me responda estou desesperada e meu 1 filho.
Janaina de Albuquerque Candido

Para aumentar a produção de leite, o ideal é aumentar o consumo de líquidos, como água e sucos naturais. Você também pode consultar o seu médico, para que ele indique vitaminas adequadas para o seu caso. Durante a mamada, intercale os dois seios para aumentar o estímulo. Massagens delicadas com as mãos também auxiliam esse estímulo, que ajudará no aumento da produção de leite.

Dra. DENISE COIMBRA

Eu gostaria de saber, se quando os seios estão machucados podemos amamentar normalmente meu bebe mesmo saindo sangue no peito, e se tem algum remédio que posso passar para sarar o machucado.
Lieti

Se a mama está ferida, o ideal é a mãe tratar o problema para evitar o desconforto e não colocar em risco a saúde do bebê.

A fissura mamaria pode ser regenerada com cicatrizantes e hidratantes naturais colocados sobre o mamilo. Compressas mornas de chá de camomila podem trazer alívio, mas o ideal é consultar o seu médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Lieti. O produto além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.
Você encontra MAMARE nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. Saiba mais sobre o produto no site www.compartilheessecuidado.com.br

Dra. DENISE COIMBRA

Quando o bebê só mama de um lado, põe o ala na mama ele não segura. Estamos tentando esvaziar. O que fazer, estamos insistindo mas está difícil.
Valter da Cunha Junior

Insistir é a melhor solução para este caso. O ideal é que a mãe ofereça as duas mamas para o bebê, sempre intercalando na hora da mamada. Se o problema persistir, consulte o seu ginecologista para que ele indique novos métodos.

Dra. DENISE COIMBRA

A última vez que amamentei foi ha mais de 14 anos, só que agora está saindo leite do meu peito. Por quê? Estou preocupada.
Rosana M Roberto da Silva

O ideal é você consultar o seu médico, para realizar os exames pertinentes. O diagnóstico mais provável é uma alteração hormonal, que causa esse tipo de reação do organismo. Exames de sangue podem comprovar se os níveis estão em ordem ou não.

Dra. DENISE COIMBRA

O que posso fazer para as rachaduras no seio?
Daniela Cristina Seneme Rosa

A fissura mamaria pode ser regenerada com cicatrizantes e hidratantes naturais colocados sobre o mamilo. Compressas mornas de chá de camomila podem trazer alívio, mas o ideal é consultar o seu médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Daniela. O produto além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Você encontra MAMARE nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. Saiba mais sobre o produto no sitewww.compartilheessecuidado.com.br

Dra. DENISE COIMBRA

Minha filha nasceu dia 29/10/2012 e comecei a amamentar. Só que o meu peito está todo ferido. Gostaria de saber se existe alguma coisa que posso passar para aliviar a minha dor. Algumas pessoas estão falando para eu colocar casca de banana. Esta informação procede?
Ana Paula

Esta informação não procede, pois a fissura mamaria pode ser regenerada com cicatrizantes e hidratantes naturais colocados sobre o mamilo. Compressas mornas de chá de camomila podem trazer alívio, mas o ideal é consultar o seu médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

MAMARE, também é uma opção de tratamento, Ana Paula. O produto além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa.

Você encontra MAMARE nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. Saiba mais sobre o produto no sitewww.compartilheessecuidado.com.br

Dra. DENISE COIMBRA

Como evitar rachaduras e amamentar sem sentir dor?
Lorena

Para evitar rachaduras e amamentar sem sentir dor, existem conchas e hidratantes específicos que podem ser usados no final da gravidez para formar e fortalecer a pele do mamilo. Esse cuidado facilitará a amamentação e a possibilidade de sentir dor será amenizada. O seu médico deve orientá-la sobre esses cuidados a partir do oitavo mês de gestação. No período pós-parto, você pode utilizar MAMARE para intensificar tais cuidados e proteger a pele da região.

MAMARE, além de promover a recuperação natural das lesões da pele, auxilia na cicatrização, ajuda a prevenir as rachaduras e reduz a umidade. Assim, os mamilos ficam protegidos e a amamentação muito mais prazerosa. Você encontra MAMARE nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil. Saiba mais sobre o produto no sitewww.compartilheessecuidado.com.br

Dra. DENISE COIMBRA