Doe leite materno, doe vida

Doe leite materno, doe vida

Algumas mães podem apresentar dificuldades na produção de leite, como alterações hormonais ou mamilos muito doloridos. Enquanto isso, outras mães produzem um volume de leite além da necessidade do seu filho. Por isso, apoiamos a campanha Doe leite materno, doe vida, incentivando a doação de leite materno, que se tornou uma alternativa para que todos os bebês possam ter acesso a esse alimento indispensável nos primeiros meses de vida.

Para auxiliar esses dois grupos de mães foi criada, em 1998, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – Rede BLH, iniciativa pública e governamental, integrante do Sistema Único de Saúde, voltada à proteção e apoio ao aleitamento materno e à doação de leite humano para bebês prematuros e com baixo peso.

A Rede BLH é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a maior e mais complexa do mundo, atualmente composta por 299 Unidades: 201 BLH e 98 postos de coleta. Em 2012 (janeiro a dezembro), foram coletados 166.239 litros de leite de 179.099 mamães doadoras, que beneficiaram 175.944 bebês receptores.

– Você sabia que 1 litro de leite materno doado pode alimentar, por dia, até 10 recém-nascidos?

Para incentivar essa atitude, a partir deste ano, passa a ser comemorado em 19 de maio o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. É necessário que as mães que desejam ser doadoras apenas estejam em boas condições de saúde e tenham vontade de ajudar.

Em São Paulo, as interessadas podem procurar o Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo (Rua Loefgreen, 2010 – Vila Clementino / (11) 5576-4514 ou 5086-1236). Nos outros estados, basta acessar o site da Rede BLH (www.redeblh.fiocruz.br / (21) 2554-1703) e procurar o banco de leite mais próximo.

Faça parte dessa campanha! É uma forma de doar saúde e carinho a muitas crianças.  Doe leite materno, doe vida. #doeleitematerno

 

Fontes:

1. Portal da Saúde: http://portal.saude.gov.br/404.html

2. Rede BLH: www.redeblh.fiocruz.br

3. CIAAM – Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno ? UNIFESP: www.unifesp.br/centros/ciaam/servicos.htm