Cuidados com o corpo na gestação

Cuidados com o corpo na gestação

Tão importante quanto amamentar, são os cuidados com o corpo na gestação, pois após este período, muitas mulheres sofrem para recuperar o peso, isso por que os músculos abdominais (mais precisamente os retos abdominais) acabam esticando para a fecundação do bebê. Além disso, o corpo inteiro fica mais inchado e as mamas alteram a estrutura e o formato, ficando hipersensíveis devido as taxas hormonais da gestação.

A cirurgiã plástica Dra. Vanessa Brandalise dá dicas do que pode ser feito durante a gravidez para auxiliar na fase de recuperação após o nascimento da criança. “Prevenir é o melhor remédio. As estrias só são retiradas com cirurgia plástica e por isso é necessário evitar ao máximo o aparecimento delas. Beber muita água e usar hidratantes a base de ureia são as melhores opções”, afirma a especialista. O uso de sutiãs específicos é recomendado, mas não existe postura para a amamentação que melhore ou piore o aspecto estético. “Lembrando sempre que o bebê deve mamar igualmente nos dois seios. Isso pode causar problemas futuros, se houver predileção por um lado”, alerta a Dra. Vanessa. Para as mulheres que têm silicone, o cuidado deve ser exatamente o mesmo.

Durante toda a gestação, deve-se atentar para as mudanças do corpo e fazer somente tratamentos que não atrapalhem a evolução do bebê. Drenagens linfáticas, infravermelho e radiofrequência aceleram o retorno mais rápido após o parto, assim como o uso de ácidos e peelings para as manchas faciais. Todos os casos devem ser avaliados de forma individual e cabe ao médico orientar a paciente e impedi-la de cometer exageros ou tratamentos ineficazes. A hidratação e esfoliação corporais são indicadas em todo o período gestacional, assim como o uso de filtro solar.

Fonte: Dra. Vanessa Brandalise, cirurgiã plástica.