Benefícios da amamentação para os órgãos da fala

Benefícios da amamentação para os órgãos da fala

Além de oferecer todos os nutrientes que o bebê precisa, a amamentação também beneficia a criança com o estimulo ao padrão nasal de respiração e auxilia os músculos que participam da fala e das funções da alimentação (sucção, mastigação e deglutição). Os benefícios da amamentação para os órgãos da fala são inúmeros.

A sucção através do aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento osteomuscular e para o equilíbrio das arcadas dentárias e língua. O bebê nasce com o espaço oral pequeno e a sucção através da amamentação irá desenvolver os músculos da face gerando um crescimento harmonioso de todas as estruturas orais, estruturas essas envolvidas no ato de sugar que são as mesmas utilizadas para falar e mastigar.

Para os fonoaudiólogos, amamentar o bebê significa prepará-lo para falar e constitui uma forma de prevenir futuras alterações, já que o aleitamento materno promove o crescimento harmonioso das estruturas que compõem o sistema estomatognático e proporciona também o início da comunicação e afetividade entre mãe e filho.

Quando a criança é amamentada, além de se alimentar, involuntariamente ela faz um exercício físico importante que estimula o crescimento harmonioso das estruturas orais e faciais. Ao nascer, a mandíbula do bebê é pequena e alcançará um tamanho equilibrado em relação à maxila ao ter seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, além de músculos firmes que ajudarão na constituição da fala. Durante a amamentação a criança também aprende a respirar corretamente pelo nariz.

Para os bebês prematuros é preciso um cuidado a mais, pois eles enfrentam dificuldades na amamentação e necessitam de estímulo quanto ao reflexo de sucção, pois não coordenam o ato da sucção/respiração/deglutição. Por isso, a orientação e a intervenção do fonoaudiólogo podem ser úteis para este momento.

Fontes:
1) Jornal Pequeno: www.jornalpequeno.com.br
2) Dra. Gisele: www.giselereisfonoaudiologia.blogspot.com.br
3) Portal Saúde: www.portal.saude.gov.br/portal/saude