Benefícios do aleitamento para a mãe e bebê

Benefícios do aleitamento para a mãe e bebê

O 3º post do Especial sobre Amamentação irá abordar os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê. A amamentação é um momento único de cuidado e afeto, reforçando o vínculo entre mãe e filho e proporcionando aos dois uma experiência única. Mas o aleitamento materno também apresenta uma série de benefícios para a saúde da mulher e do bebê.

Para a mãe: ajuda na queima de calorias e na eliminação de parte da gordura que a mãe ganhou durante a gestação; auxilia o desprendimento da placenta, facilitando a recuperação do útero e evitando sangramento excessivo; reduz a possibilidade de desenvolver, futuramente, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer de mama e ovário. Além disso, a sucção estimula a secreção de prolactina, que atua também como inibidora da ovulação, atuando como um anticoncepcional natural.

Para o bebê: previne infecções gastrintestinais, respiratórias e urinárias; ajuda na prevenção das cólicas, da constipação e de alergias intestinais; auxilia no desenvolvimento dos pulmões e fortalece o sistema imunológico da criança, previnindo alergias, obesidade e anemia; auxilia em uma melhor adaptação a outros alimentos; melhora o desenvolvimento cognitivo; a sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária e das mandíbulas do bebê.

Diante de todos esses benefícios, não resta dúvida, de que o aleitamento materno é indispensável e só tem a contribuir física e emocionalmente para a construção de um ambiente familiar saudável.

Fontes:

1) Revista Crescer: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI66388-15148,00.html

2) Portal da Saúde SUS: http://portal.saude.gov.br/404.html

3) Minha Vida: http://www.minhavida.com.br/familia/galerias/15431-10-beneficios-da-amamentacao-para-o-seu-bebe