Amamentar e trabalhar

Amamentar e trabalhar

A amamentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê. Muitas mães ficam um pouco desconfortáveis na hora de ter que voltar a trabalhar, quando a licença maternidade acaba. No entanto, é possível continuar a amamentar depois de a licença terminar e existem várias opções para amamentar e trabalhar:

  • Amamente seu bebê sempre que você estiver em casa, pois para manter uma boa produção de leite é preciso amamentar várias vezes. Quanto mais você der de mamar, mais leite você terá. Amamente o seu bebê logo que acordar, à tarde quando regressar de um dia de trabalho, à noite e antes dele adormecer. Aproveite também os finais de semana para amamentar com mais freqüência.
  • No trabalho, esvazie o peito, retirando o leite com uma bomba. O leite retirado pode ser usado para dar ao bebê depois ou para preparar uma papa. Reserve tempo suficiente para retirar o leite. Se você estiver agitada talvez não consiga tirar leite suficiente. Essa retirada é importante para que você continue a produzir bastante leite.
  • Escolha uma creche que fique perto do seu local de trabalho, dessa forma, a mãe poderá aproveitar as horas livres no trabalho para amamentar seu bebê.
  • Após a Licença Maternidade (120 ou 150 dias), a mãe tem a opção de desfrutar da Licença Parental Complementar, que consiste em trabalhar metade do período completo de sua jornada de trabalho durante um período máximo de 12 meses, com redução de salário.Na realidade, o importante é sempre procurar prolongar o período de amamentação, que é um elo entre a mãe e o bebê.