Amamentação e saúde bucal do bebê

Amamentação e saúde bucal do bebê

Toda mamãe sabe como o leite materno é importante para a o desenvolvimento do filho, principalmente para a saúde bucal do bebê. Por se tratar de um alimento completo, a amamentação garante todos os nutrientes que os pequenos precisam.

A boa notícia é que o aleitamento também colabora com a saúde bucal dos bebês. Como todo bebê nasce com a mandíbula menor do que a maxila, a amamentação ajuda a alcançar o equilíbrio, já que durante a mamada os movimentos promovem exercícios importantes para desenvolver músculos e ossos.

É importante ressaltar que o uso da mamadeira e da chupeta atrapalha esse processo, já que evitará todo esse esforço e fará com que a criança passe a rejeitar o peito. ?A má posição da mandíbula pode gerar problemas na arcada dentária, além da fala e respiração?, observa a Dra. Juliana Martins, especialista em Odontopediatria.

Segundo a dentista, um mau posicionamento dental e ósseo pode levar a criança a respirar pela boca, evitando que o ar seja filtrado pelos pulmões como deveria e facilitando a entrada de uma maior quantidade de doenças.

A amamentação é uma forma poderosa de evitar futuras doenças. Além dos médicos ginecologistas, as futuras mães devem consultar fonoaudiólogos e dentistas para orientações adequadas sobre como aumentar ainda mais essa prevenção.

Fonte: Dra. Juliana Martins, especialista em Odontopediatria.