Se preparando para amamentar

Se preparando para amamentar

Além dos cuidados habituais, o período de gestação é marcado pelas dúvidas das futuras mamães em ir se preparando para amamentar. Ainda que não existam motivos para preocupação, vale lembrar que este é um período de aprendizagem, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Logo, paciência é fundamental.

  1. O leite é o melhor alimento para os bebês, por conter todos os nutrientes que os pequenos precisam nos primeiros meses de vida. Este já é um motivo e tanto para insistir na amamentação.
  2. Deixe os bicos de silicone de lado, já que eles só atrapalham a amamentação. Uma vez utilizado, o bebê vai perder a facilidade de mamar direto no seio e vai ser mais difícil para ele se acostumar.
  3. É importante lembrar que os bebês perdem peso nos primeiros dias de vida e isso é normal. Logo, se o médico recomendar complementar a alimentação com leite artificial, o melhor é consultar um especialista em amamentação.
  4. Para aumentar a produção de leite, nada melhor do que a estimulação. A própria mamada é capaz de aumentar a quantidade de leite. Estimular o seio durante o banho também ajuda neste processo.
  5. Vale lembrar que a nossa mente influencia diretamente a produção de leite. Problemas familiares e estresse em demasia podem prejudicar esse momento de cumplicidade entre você e seu filho. Mantenha a mente livre de preocupações e invista em atividades de relaxamento. O seu bebê agradece!

Fonte: Ministério da Saúde.